Você sabe qual é o termo correto? Descubra por que houve uma mudança na nomenclatura no Brasil e entenda o que está por trás dos termos.
Com o início das Paralimpíadas Paris 2024, a discussão sobre o uso dos termos “Paralimpíada” e “Paraolimpíada” voltou a ganhar destaque. Afinal, qual é o certo?
Inicialmente, o Brasil utilizava o termo "Paraolimpíada". Isso até 2011, quando uma mudança foi feita para alinhar com o padrão internacional.
Em 2011, o Brasil adotou o termo “Paralimpíada” a pedido do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), alinhando-se com o termo inglês “Paralympic”, suprimindo a vogal “o”.
Segundo o Senado Brasileiro, “Paralimpíada” não segue as regras linguísticas do português e ainda não faz parte do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp).
O termo “Paralímpico” pode ser usado quando fizer parte de nomes próprios de comitês e eventos, como é o caso dos Jogos Paralímpicos.
Embora “Paralimpíada” tenha se tornado oficial, “Paraolimpíada” ainda é amplamente reconhecido. Ambos os termos são compreendidos pelo público.
Independentemente do termo utilizado, o Brasil segue forte nas Paralimpíadas, com a maior delegação já enviada para uma edição fora do país.
Agora que você conhece a história por trás dos termos, o que importa é o espírito de superação dos atletas. Acompanhe e torça pelo Brasil!