É comum ouvirmos pessoas afirmarem que não gostam do arroz integral por ele ser mais duro e menos saboroso que o arroz branco. No entanto, o que pouca gente sabe é que o problema não é o tipo do arroz e sim o modo como ele foi preparado.
Se você faz parte do grupo de pessoas que acha que o arroz integral sempre fica mais ou menos, meio duro e sem sabor, você precisa conferir as nossas dicas abaixo de como fazer arroz integral sem erros. Confira!
1. Deixe o arroz de molho: O pulo do gato para que o arroz cozinhe da forma correta é deixá-lo de molho por cerca de 8 a 12 horas antes do preparo. Mas, caso você se esqueça, qualquer horinha de molho já vai ajudar.
2. Não refogue o arroz integral: Ao contrário do arroz branco, o arroz integral não deve ser refogado. No caso do arroz branco nós o refogamos para selar os grãos e impedir que o amido saia e deixe o arroz empapado.
3. Coloque o arroz por último na panela: Em uma panela refogue o alho e a cebola e em seguida adicione água, sal e por último o arroz. Fazendo dessa forma o seu arroz ficará gostoso sem ficar duro.
4. Não cozinhe demais (nem de menos): Caso você tenha deixado ele de molho, serão necessários cerca de 20 minutos para ele ficar pronto. Caso contrário ele deve demorar cerca de 40 minutos para ficar pronto.
O arroz integral traz muito mais benefícios para a saúde do que o arroz branco. Além de ser mais nutritivo ele é também uma alternativa a mais para o dia a dia.