Você compra os ingredientes, prepara o bolo com o maior cuidado e ele fica baixinho e até solado? Talvez você esteja errando na hora de prepará-lo!
Mas não desista de preparar o bolo dos sonhos. Veja a seguir algumas dicas simples de como fazer um bolo fofinho e delicioso!
Peneirar os ingredientes é necessário porque a farinha de trigo, por exemplo, fica compactada em pacotes pequenos. Quando peneirada, ela fica mais aerada, evitando grumos na massa do bolo.
Se for possível, coloque maisena na massa: a cada 2 xícaras de farinho de trigo, troque meia xícara por amido de milho. É um ingrediente mais leve, que também deixará o bolo mais fofinho.
Quando o bolo estiver pronto, retire-o do forno e deixe que ele esfrie fora dele. Como o forno ainda vai ficar quente por um tempo, retirar o bolo vai evitar que a massa continue assando e fique seca.
Muitas receitas pedem xícaras ou colheres e, em casa, temos esses itens de vários tamanhos. Para usar as quantidades corretas, use medidores de xícaras e colheres.
Antes de fazer o bolo, veja a validade do fermento (e dos outros ingredientes também!). Para os dentro da validade, se você quiser testar, coloque uma colher de chá de fermento na água. Se ele borbulhar, é porque está bom.
Se há manteiga e açúcar na receita, bata-os na batedeira até que fiquem uma mistura bem clara.
Se a receita pedir claras em neves, misture-as com a ajuda de um fouet ou colher, nunca na batedeira. Incorpore as claras com movimentos leves, pois elas têm uma estrutura delicada.
Essa é uma dica que muitas pessoas deixam passar. Escolher a forma de tamanho ideal vai ser essencial para que o bolo não fique solado nem derrame. A massa do bolo deve preencher até 3/4 da forma.